09 outubro, 2011

Temperatura elevada e baixa umidade do ar faz aumentar a senssação térmica na comunidade de Mariana

Temperatura acima dos 36°C faz a vegetação secar e a temperatura aumentar

Nas últimas semanas muita gente tem reclamado do aumento do calor, considerando até a época como a mais quente dos últimos anos. Para a meteorologia, os registros climáticos estão dentro da média. Já essa sensação de calor intenso da população, os especialistas atribuem a uma consequência de um conjunto de fatores climáticos comum nesse período do ano na região.

O meteorologista José Espínola, chefe do setor de Meteorologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), explica que os registros estão dentro da média e que neste período o clima é tradicionalmente mais quente na cidade. Entretanto, ele revela que o incômodo gerado pelo calor percebido pela população é o resultado de três fatores climáticos

Uma das causas do tempo mais quente são as temperaturas elevadas, aliada à baixa umidade relativa do ar que vem atingindo níveis muito baixos. Prova disso, que temos registrado um percentual de umidade de 20% entre as 14h e 15h, quando o nível aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para umidade relativa do ar é de 50%, ressalta José Espínola.



Com informações do jornal o mossoroense


Por: Idenildo Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário