28 fevereiro, 2011

Seguro Defeso incrementa a economia da região com cerca de R$ 400 mil

José Barboza, atual Sec. da Colônia de Pescadores Z-49


Os pescadores da Colônia de Pesca Z-49, que abrange todo município de Caraúbas, assim também como algumas cidades vizinhas, em sua maioria já recebem o beneficio do seguro desemprego (defeso) do pescado. Ao todo 250 profissionais da pesca estavam aptos a receber o beneficio, são três salários mínimos para cada pescador injetando cerca de R$ 400 mil na economia da região. "Este dinheiro vai direto para as mãos dos pescadores, e vai ajudar também o pequeno comércio local", comenta o Sec. da Colônia de Pesca, o jovem José Barboza.

Ele ainda salienta que estes recursos vão manter as famílias pesqueiras durante a época do defeso do peixe ( dezembro a março) , em que é proibida a pesca das espécies, periodo este que é conhecido como Piracema. O seguro desemprego é pago ao profissional da pesca que tenha o registro profissional que é concedido pelo Ministério da Pesca àqueles que tenham na atividade pesqueira sua maior fonte de renda, não tenha trabalho formal com registro em carteira ou tenha empresa.

Piracema

A palavra piracema é de origem tupi e significa "subida do peixe". Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro.


Postado por Fabiano Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário