16 julho, 2010

MINISTERIO DA SAUDE ALERTA SOBRE GRIPE E RESFRIADOS NESSE TRIMESTRE


Desde o início da semana, o País tem registrado temperaturas baixas em quase todas as regiões. A previsão para os próximos dias, de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é de muito frio. Com as temperaturas em queda, a população deve ficar atenta, pois durante o inverno é comum o aumento das doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados.

No Brasil, o aumento de casos de gripe geralmente ocorre entre os meses de maio e Outubro. Porém, esse período varia de acordo com a região. "No Norte e no Nordeste, a tendência é que o número de casos aumente entre Abril e junho, os meses mais chuvosos. Já no Sul e Sudeste, que têm Invernos mais rigorosos, os casos se concentram de junho a Outubro", explica Marcia Carvalho, Coordenadora de Vigilância de Doenças de Transmissão Respiratória da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

De acordo com dados preliminares do Sistema de Vigilância-Sentinela de Influenza do Ministério, na primeira semana de Junho deste ano, já foi observado, em todo o país, um aumento no número de atendimentos por síndrome gripal. O conjunto de sintomas que costumam aparece em pacientes com gripe - como febre, tosse e dor de cabeça, entre outros - foi responsável por aproximadamente 15% do total de atendimentos nas 62 unidades de saúde responsáveis por monitorar os casos de influenza em todo o país.

A alerta vale ainda para o cuidado com a influenzaH1N1,pois o vírus ainda causa medo e muito quiadado por parte das autoridades de saúde.Na nossa comunidade não é difícil encontrar pessoas com gripe ou ate mesmo resfriados prolongados.Fica a alerta do ministério da saúde e da secretaria de saúde do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário