31 julho, 2010

ARTIGO:A DEMOCRACIA PODE SER QUALQUER COISA !

Estamos vivendo um momento de euforia politica no país; não só no pais , mais no nosso estado e em particular no município de caraúbas. O que temos de certo é que os postulantes aos cargos públicos já se manifestaram, já estão colocando suas "mangas" de fora e saindo as ruas. Mais saindo as ruas para fazerem o que? e em nome de que? segundo eles em nome da democracia; segundo os gritos que se ouve nas ruas das cidades do estado é que seu objetivo final é serem representantes do povo. Mas a pergunta que não quer calar é: eles sabem realmente o que é democracia? ou o que é ser representantes do povo?, ou melhor, sabem sua descrição etimológica, ou na pratica das pratica?

A palavra democracia no seu sentido literal significa "governo do povo" ou "governo para o povo". A palavra é muito difundida e badalada nesses tempos de politica intensa, onde nossas mentes são metralhadas todos os dias por vozes que vêm em som sereno e convincente. Mais , estamos assistindo, vendo e se debruçando em cima da contrariedade com que a democracia está em nossa volta. Sabemos que no sentido democrático o poder emana do povo para o povo. Mas isso esta longe de acontecer na pratica! somos enganados todos os anos de eleição; temos uma cultura de "politica pelo avesso" e onde a palavra democracia fica longe de nós, ou ainda é uma utopia se pensar em tal ou se inverter tal situação. Talves um esclarecimento ideológico e uma renovação de mente e de espírito possa retirá-los desse mundo das "trevas" para um mundo iluminado de democracia verdadeira.

A verdadeira democracia que precisamos para o nosso povo é a que foi penssada por filosofos do passado bem recente onde a politica era tida como arte de governar bem. A democracia que estamos acostumados a ver está só na verbalidade e na teoria ou até já virou um sentimento utópico e a que parece, difícil de se realizar. A democracia atual parecer ser qualquer coisa ,menos sua verdadeira essência!!

Artigo postado por Idenildo Melo,3° periódo de ciências socias

Nenhum comentário:

Postar um comentário